segunda-feira, 22 de abril de 2013

Filmes de 2013: Parte 5

Com este post chego aos 25 filmes. Acho que não é mau.
 
Knight of Cups
Realização: Terrence Malick
Com: Christian Bale, Natalie Portman, Cate Blanchett, Wes Bentley, Antonio Banderas
 
Untitled Terrence Malick Project
Realização: Terrence Malick
Com: Ryan Gosling, Christian Bale, Michael Fassbender, Natalie Portman, Rooney Mara, Cate Blanchett
O que se passa com Terrence Malick? Será da idade? O pouco prolífico mestre do cinema, conhecido por realizar um filme por década, entrou na sua fase mais produtiva de sempre. Depois de The Tree of Life em 2011 e To The Wonder em 2012, Malick tem dois filmes projectados para este ano e um outro para 2014. Claro que essas projecções podem não se concretizar (lembram-se de quanto tempo The Tree of Life esteve em pós-produção?). No entanto, se os prazos se cumprirem, Malick produziu nos últimos três anos tanto quanto em quatro décadas.
Esta entrada junta, assim, os dois filmes projectados para este ano. Não considerei To The Wonder porque a sua apresentação oficial foi o ano passado, apesar de só estrear este ano em praticamente todo o lado.
 
Kill Your Darlings
Realização: John Krokidas
Com: Daniel Radcliffe, Dane DeHaan, Michael C. Hall, Ben Foster, Jack Huston
Foi apresentado em Sundance este ano e foi, em geral, bem recebido. Passa-se durante a juventude de Allen Ginsberg, ainda estudante universitário em Columbia, e na génese da Beat Generation. É um tema muito explorado pelo cinema indie americano, mas é aqui contextualizado de uma forma diferente. Partindo da relação entre Ginsberg e Lucien Carr, no centro do filme está um bem documentado crime dentro deste círculo, que afectou alguns dos seus elementos – o filme foca, para além de Ginsberg, Kerouac e Burroughs. O crime serve, assim, como momento de auto-reflexão e impulso criativo para um dos mais significativos movimentos literários americanos do século XX. Este filme é, ainda, mais um passo de Daniel Radcliffe na redefinição da sua carreira pós-Harry Potter, com escolhas que desafiam a imagem criada pelo papel que lhe deu fama. Se confiarmos nas reacções saídas de Sundance, a sua aposta foi bem-sucedida.
 

Mandela: Long Walk to Freedom
Realização: Justin Chadwick
Com: Idris Elba, Naomie Harris
Baseado na autobiografia de Nelson Mandela, este é um dos muitos biopics programados para este ano. Pode ser a oportunidade do britânico Idris Elba, que há algum tempo tenta passar do sucesso televisivo para o cinema. Apesar de já ter feito parte do elenco de filmes de grande orçamento, como Prometheus ou Thor, este é um papel principal de grande projecção e que, para além do mais, terá o apoio de Harvey Weinstein (que vai distribuir o filme). Com data de estreia para o final do ano nos EUA, pode vir a ser uma das apostas do todo-poderoso Weinstein na próxima temporada de prémios.
 
The Disappearance of Eleanor Rigby
Realização: Ned Benson
Com: James McAvoy, Jessica Chastain, Viola Davis, Isabelle Huppert, William Hurt
Este é talvez um dos projectos mais intrigantes do ano. É um filme em duas partes, intituladas His e Hers, e tem a sua estreia prevista para Setembro nos EUA. Cada um dos filmes cobre a mesma história e período temporal, mas com uma perspectiva diferente, estando cada parte focada num dos dois elementos de um casal em crise. His mostra-nos o ponto de vista do marido (McAvoy) e Hers o da mulher (Chastain). Não há muitos mais pormenores a circular por aí, sendo esta sinopse praticamente tudo o que se sabe sobre o projecto. A premissa (que em si mesma não é propriamente original) e o elenco garantem, no entanto, a sua presença nesta lista.
 
Maria Braun