segunda-feira, 8 de abril de 2013

Filmes de 2013: Parte 4

The Monuments Men
Realização: George Clooney
Com: George Clooney, Matt Damon, Cate Blanchett, Jean Dujardin, Bill Murray, John Goodman
Um grupo de historiadores de arte e curadores de museus junta-se para salvar uma série de obras de arte das mãos dos Nazis. Parece um episódio dos Simpson, mas não é. É o novo filme de George Clooney, com estreia prevista para Dezembro e potencial para fazer parte da próxima temporada de prémios e de se apresentar nos festivais do Outono. Tem um elenco de luxo e não irá passar despercebido.
 
Mud
Realização: Jeff Nichols
Com: Matthew McConaughey, Reese Witherspoon, Michael Shannon, Sarah Paulson, Sam Shepard
Do realizador de Shotgun Stories e Take Shelter, este filme foi apresentado em Cannes no ano passado e em Sundance este ano. É, também, mais um passo na reviravolta que se tem dado na carreira de Matthew McConaughey nos últimos tempos, surpreendendo todos com interpretações sólidas em bons projectos. Segundo dizem – tenho que seguir a opinião de outros porque ainda não vi o filme – McConaughey dá-nos um bom desempenho num filme que tem tido críticas geralmente favoráveis. Estreia nos Estados Unidos em Abril.

Venus in Fur
Realização : Roman Polanski
Com : Emmanuelle Seigner, Mathieu Amalric
Adaptação da peça de David Ives, é um jogo a dois sobre o casting da actriz principal de um filme; a actriz e o realizador entram num “duelo” que vai alterar a relação de poder entre eles. Polanski tem sido hit and miss nos últimos anos, pelo que é difícil saber o que esperar. O seu último filme foi também a adaptação de uma peça teatral, O Deus da Carnificina, e os resultados não foram os mais entusiasmantes. No entanto, Polanski é quase sempre interessante mesmo quando não é bom; além do mais, o antecessor de Carnage, O Escritor Fantasma, foi um dos melhores trabalhos na sua carreira mais recente.
Originalmente, o papel masculino era para ser interpretado por Louis Garrel, que mais tarde saiu e foi substituído por Amalric; confesso que tinha alguma curiosidade em ver uma colaboração entre Polanski e Garrel e espero que eles venham a trabalhar juntos num futuro próximo.
 
The Grandmaster
Realização: Wong Kar Wai
Com: Tony Leung, Zhang Ziyi
É o novo filme de um dos mestres do cinema actual e tem sido esperado com muita expectativa, em parte devido aos atrasos que tem sofrido. Foi apresentado em Berlim este ano, abrindo o Festival. É a história do mestre Ip Man, que chegou a treinar Bruce Lee, naquele que pode ser considerado um filme de artes marciais em versão Wong Kar Wai (ou seja, essencialmente contemplativo). Já estreou na China, com bons resultados, e deverá estrear no Ocidente durante a Primavera/Verão.



The Fifth Estate
Realização: Bill Condon
Com: Benedict Cumberbatch, Daniel Brühl, Laura Linney, David Thewlis, Carice Van Houten
Filme sobre Julian Assange e a sua relação com o seu colega e apoiante Daniel Domscheit-Berg, que foi negativamente afectada pelo sucesso e influência da WikiLeaks. Baseado no livro de Domscheit-Berg, Inside WikiLeaks: My Time with Julian Assange at the World’s Most Dangerous Website, é um dos biopics na lista, realizado por Bill Condon, que tem tido altos e baixos na sua carreira. Esperemos que este seja o Condon de Gods and Monsters e não o realizador contratado de um qualquer Twilight. Estreia em Novembro nos Estados Unidos, data de estreia com os olhos postos na temporada de prémios. Esperemos, pelo menos, que seja um filme que gere alguma discussão, pelo tema controverso que aborda.
 
 
Maria Braun