quinta-feira, 4 de abril de 2013

Filmes de 2013: Parte 3


Fruitvale
Realização: Ryan Coogler
Com: Michael B. Jordan, Octavia Spencer
Foi a história deste ano no Festival de Sundance, onde ganhou o prémio principal e o prémio da audiência. É a história verídica de Oscar Grant, um jovem morto pela polícia na passagem de ano de 2008/09, na Califórnia. Poderá vir a repetir o sucesso do grande fenómeno que aquele festival gerou no ano passado, Beasts of the Southern Wild, e encontrar-se na corrida durante a próxima temporada de prémios, até porque tem no seu elenco a recém-premiada Octavia Spencer. Estreia no Verão nos Estados Unidos.
 
Stoker
Realização: Park Chan-Wook
Com: Nicole Kidman, Mia Wasikowska, Matthew Goode
Este filme já estreou no Reino Unido e nos Estados Unidos, mas Portugal ainda está à espera. Stoker é o primeiro filme em língua inglesa do realizador coreano Park Chan-wook (Oldboy, Lady Vengeance, Sympathy for Mr. Vengeance). É um thriller psicológico com contornos hitchcockianos, referindo sobretudo Shadow of a Doubt. As críticas até agora têm sido mistas (teve boas críticas em Inglaterra, com os americanos mais divididos em relação ao filme), mas julgo que qualquer cinéfilo terá no mínimo curiosidade em ver Park Chan-wook fora do seu habitat natural. Já agora refiro que um dos filmes a estrear em 2013 (e que não está nesta lista) é um remake em língua inglesa de Oldboy, realizado por Spike Lee.


Blue Jasmine
Realização: Woody Allen
Com: Alec Baldwin, Cate Blanchett, Louis C.K., Sally Hawkins, Peter Sarsgaard, Michael Stuhlbarg
Woody Allen faz sempre parte da minha lista pessoal desde há muitos, muitos anos. É raro falhar um dos seus filmes, sejam eles bons ou nem por isso. Este filme estava já marcado no meu calendário antes de saber sequer qualquer pormenor sobre ele. Para ser sincera, ainda não sei muito. A única informação que saiu sobre o tema do filme é a seguinte sinopse: "the final stages of an acute crisis and a life of a fashionable New York housewife". Ok. A estreia está prevista para Julho nos Estados Unidos.
 
Nymphomaniac
Realização: Lars Von Trier
Com: Charlotte Gainsbourg, Stellan Skarsgard, Shia LaBeouf, Jamie Bell
Outro daqueles filmes que estão na lista por ser realizado por quem é, neste caso Lars Von Trier. Está destinado a ser controverso, como muitos trabalhos do realizador, sobretudo devido à sua temática. Especulava-se se faria parte de Cannes e se Von Trier já teria sido perdoado pelo Festival, depois do fiasco de há dois anos. No entanto, as últimas notícias parecem indicar que não estará presente devido a atrasos do próprio filme.
 
Nebraska
Realização: Alexander Payne
Com: Bruce Dern, Will Forte
Uma “road trip” com destino ao Nebraska que junta pai e filho com o propósito de reclamarem um prémio – esta é a história central do novo filme de Alexander Payne. Devo confessar uma coisa: Payne não é, da vaga mais recente do cinema independente americano, dos meus favoritos. Gosto bastante de alguns dos seus filmes, outros deixam-me relativamente indiferente. Mesmo Payne no seu melhor (Election e About Schmidt continuam a ser os meus preferidos) é alguém que eu aprecio mas que não desperta sentimentos intensos. No entanto, pondo de parte preconceitos pessoais, Alexander Payne é um dos cineastas americanos mais relevantes dos dias de hoje e este filme é um dos mais antecipados pelos cinéfilos. Deve estrear para o fim do ano e provavelmente fará o circuito dos festivais na Europa e América do Norte (provavelmente Veneza/Telluride/Toronto).
 
 
Maria Braun