quinta-feira, 4 de abril de 2013

Filmes de 2013: Parte 2


Only God Forgives
Realização: Nicolas Winding Refn
Com: Ryan Gosling, Kristin Scott Thomas
Como acontece com muitos filmes nesta lista, Only God Forgives é considerado graças ao pedigree das pessoas envolvidas no projecto. Neste caso, espera-se com expectativa por ser o filme que se segue a Drive na carreira de Winding Refn. Drive foi um dos filmes mais discutidos de 2011 e conquistou o prémio de melhor realizador no Festival de Cannes desse ano (foi subsequentemente ignorado pela Academia de Hollywood, apesar das suas múltiplas nomeações para os BAFTA). Refn e Gosling colaboram de novo, agora com a história de um homem que vive no submundo do crime tailandês e que vai vingar a morte do irmão, confrontando o polícia responsável por ela. Pela temática e pela violência do filme, espera-se que tenha um percurso semelhante ao seu antecessor. A estreia está prevista para Maio.


Inside Llewyn Davis
Realização: Joel e Ethan Coen
Com: Oscar Isaac, Carey Mulligan, Justin Timberlake
Para ser sincera, pouco sei sobre este filme. No entanto, qualquer trabalho dos irmãos Coen tem de ser considerado neste tipo de listas. É a história de um singer-songwriter que navega na cena folk da Nova Iorque dos anos 60; não é um musical mas centra-se nas interpretações musicais dos actores. O material de base são as memórias póstumas do músico Dave Van Ronk, intituladas The Mayor of MacDougal Street.


Gravity
Realização: Alfonso Cuarón
Com: Sandra Bullock, George Clooney
Filmes com Sandra Bullock normalmente não entram na minha lista de expectativas do ano. Muito menos quando são filmes de ficção científica em 3D (devia ter aprendido a lição com Prometheus, o ano passado). E, no entanto, este é um filme que anda a despertar muita curiosidade nos círculos cinéfilos. Tem um realizador com o pedigree de Cuarón, naquele que parece ser um projecto muito pessoal. Para além disso, as primeiras reacções aos “test screenings” têm aparecido online e parecem ser positivas. Independentemente dos resultados finais, este é um dos filmes mais antecipados de 2013.


The Counselor
Realização: Ridley Scott
Com: Michael Fassbender, Brad Pitt, Javier Bardem, Cameron Diaz, Penélope Cruz
Com estreia prevista nos Estados Unidos para meados de Novembro, The Counselor é a história de um advogado que se vê envolvido no mundo do tráfico de droga. Não parece particularmente interessante até se dizer que o argumento é de Cormac McCarthy. Só este facto faz com que mereça estar na lista. No entanto, o ser realizado por Ridley Scott não me enche de confiança. Não me lembro da última vez em que gostei de um dos seus filmes. Dado que Michael Fassbender foi a melhor coisa em Prometheus, também realizado por Scott, pelo menos espera-se uma boa interpretação no centro deste filme. A data de estreia parece indicar que o estúdio considera The Counselor como potencial presença na próxima temporada de prémios e um jogador na corrida aos Óscares.
 
Los Amantes Pasajeros
Realização: Pedro Almodóvar
Com: Javier Cámara, Cecilia Roth, Lola Dueñas
A acção de Los Amantes Pasajeros passa-se dentro de um avião em perigo. A nova comédia de Almodóvar aparenta ser, se o trailer é indicação, um regresso ao humor mais arriscado e provocatório dos seus filmes dos anos 80, sem a carga mais séria do seu cinema recente. Como fã dos primeiros filmes de Almodóvar, isto deixa-me entusiasmada. Independentemente dos resultados finais ou da opinião da crítica, este é um filme que não me passará ao lado. Estreia ainda este mês.


Maria Braun