sábado, 22 de dezembro de 2007

Winter Wonderland


Bing Crosby e Marjorie Reynolds em Holiday Inn

Gosto do kitsch natalício. Gosto das luzes, das lojas decoradas e do consumismo desenfreado que ignora o verdadeiro sentido da quadra, i.e., os presentes. Gosto do tédio do Natal em família. Gosto das canções. Certo ano, num destes últimos Natais, estava eu a preparar um trabalho e ia, carregada de livros, sentar-me nos cafés, onde era capaz de passar tardes inteiras, lendo e protegendo-me do frio com cappuccinos, ou chá, ou chocolate quente. Como pano de fundo, nessas escuras e curtas tardes, tinha as canções de Natal. A tarde toda. Pela primeira vez, apercebi-me do número infindável de canções que celebram esta quadra e o que poderia parecer um cenário infernal tornou-se numa interessante experiência. Uma após outra, eram todas diferentes. São, agora, indissociáveis desse delicioso Dezembro. São indissociáveis do ringue de patinagem no gelo da Somerset House, do carrossel de Covent Garden, das gulosas montras do Fortnum & Mason ou da nossa festa de Natal num apartamento da margem sul.
Sim, algumas destas canções são pirosas, mas não aceito que digam mal delas. Porque são nostálgicas e fazem parte do meu Natal perfeito.
Tenham um Natal feliz.

Maria Braun