quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Ninguém é perfeito


Jack Lemmon, Shirley MacLaine, Fred MacMurray - The Apartment, Billy Wilder, 1960

.
Bem, fizemos três anos. Ainda cá estamos no fim do Verão. Parabéns! Sim, Singin' in the Rain é um filme extraordinário. Não, penso que não será Gene Kelly. É despropositado, mas i'm a Fred Astaire guy. O que me passa pela cabeça é que Singin' in the Rain é um filme perfeito como Casablanca é um filme perfeito. Não tenho nada contra musicais; gostei dos poucos que vi. Não sou, de longe, um Judy Garland expert, ainda que tenha curiosidade em ver o A Star is Born. Como se sabe, gosto do My Fair Lady.

Os meus filmes terapêuticos são os de Billy Wilder, especialmente o Apartamento. Pode parecer estranho - o final do filme são dois desempregados a jogar às cartas na noite de ano novo -, mas é precisamente este travo romântico-amargo-cínico que me agrada muito. Se me derem um filme de Billy Wilder, eu sou um tipo contente. O último que vi foi A Foreign Affair e gostei muito. Canalhas, pessoas que se vendem, mentirosos, trocas de identidade, malícia, um humor único... enfim, i'm a Wilder guy.

K. Douglas