segunda-feira, 30 de agosto de 2010

"Right over the garage"



Bem, não resisto ao repto. Mas vou aldrabar um bocadinho e deixo as personagens literárias para depois. Tenho que pensar. Fica aqui o meu top 5 dos meus filmes preferidos de Billy Wilder. É certo que não vi todos e tenho algumas falhas grandes, enormes. Ainda assim:

5 -The Lost Weekend
4 -The Major and the Minor
3 - Sabrina
2 - O Apartamento
1- Sunset Boulevard


*

O.k, são estas quatro (eu depois acrescento a quinta):

A Lia do Pêndulo de Foucault de Umberto Eco.

O Ricardo Reis do romance de José Saramago.

O repórter alemão de um conto de Douglas Coupland.

Mrs. Ramsay de Rumo ao Farol de Virginia Woolf




K. Douglas


Personagens

O último post do K. despertou em mim uma febre de listas.
Então, aqui vai uma - um top 5 das minhas personagens literárias de eleição (exceptuando moi, como é claro!).
Pura e simplesmente, sem demais explicações:
  1. Julien Sorel (Stendhal, O Vermelho e o Negro)
  2. Lena (William Faulkner, Luz em Agosto)
  3. Mrs. Dalloway (Virginia Wolf, Mrs. Dalloway)
  4. Raskolnikov (Fiódor Dostoievsky, Crime e Castigo)
  5. Ellen (John dos Passos, Manhattan Transfer)
Obviamente, espero o repto dos meus camaradas blogueiros. K., Maria, quais as personagens dos vossos corações?
Sally Bowles

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

I want to be alone


Apenas uma referência a The Major and the minor de Billy Wilder. No comboio, Ginger Rogers tenta enganar os revisores quanto à sua idade e explica-lhes que é descendente de suecos. Pouco convencidos, eles pedem-lhe para dizer qualquer coisa em sueco. Ginger encolhe-se e diz: "I want to be alone." É uma referência brilhante e com muita, muita, piada. Todo o filme é brilhante e o meu top 5 de Billy Wilder começa a ficar muito apertado. E eu não quero largar nenhum.

K. Douglas

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

IV

As mulheres gostam de sapatos,
As mulheres gostam de gatos,
Sapatos e gatos,
Gatos em sapatos,
E tantos soutiens queimados...
B. Parker

sábado, 7 de agosto de 2010

Goethe



A fazer fé à representação, Goethe teria sido um homem desproporcionado... mas com alguma graça.

K. Douglas

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O sério problema da música que não nos sai da cabeça ou quando não há nada a dizer e há mais de um mês que não escrevo nada...

Hoje acordei com os Velvet Underground na cabeça. Mais exactamente, Venus in Furs. Porquê? Não faço a mais pequena ideia.

Toda a minha rotina matinal foi acompanhada pela voz nasalada de Lou Reed. A cada gole de café, a cada mecha de cabelo escovada, ouvia os acordes da guitarra. Desci as escadas a assobiar (shiny, shiny, shiny boots of leather) e encontrei o rapaz do primeiro andar que me lançou um olhar de estranheza. "Bom-dia", "Bom dia".

Não corri para o metro. Se corresse, teria conseguido apanhá-lo e chegaria dez minutos mais cedo. Para quê?! Mantive o passo e a posse com as portas a fecharem-se à minha frente (Ermine furs adorn the imperious Severin).

Fiz todo o caminho hipnotizada pelo gancho dourado da senhora que estava diante de mim mas, mesmo assim, fui capaz de sair na estação correcta (A thousand dreams that would awake me).

Cheguei mecanicamente ao trabalho, sem consciência do percurso feito. Cumprimentei quem vi demasiado lânguida, demasiado afectada (kiss the boot of shiny, shiny leather).

Mais tarde, almocei sem apetite. No fim, um café. O homem do balcão deu-me o troco com o mesmo mau-humor de sempre. Mas hoje, eu gostei (Taste the wip, now plead for me).

Entre o portátil e eu, o resto da tarde foi um diálogo de suspiros, com os dedos cada vez mais pesados e um desconforto nas costas. Não há posição possível quando está sol lá fora e há a certeza que o nosso lugar não é ali (I am tired, I am weared, I could sleep for a thousand years).

Cheguei a casa frustrada e com pouca coisa escrita. Como diria Cesário, com "um desejo absurdo de sofrer". Nem as uvas cardinal, comidas na varanda, destruiram a soturnidade. (Strike, dear mistress, and cure his heart).

Sally Bowles

P.S.: Não sabia que era possível inserir tantos caracteres na caixa do título.