sábado, 12 de fevereiro de 2011

O Sr. Muito Bem

Já todos reparámos nele. Discreto, por detrás do Sr. Importante, bebendo as suas palavras amorosamente. No final de cada frase, um aplauso pouco sonoro, o menear afirmativo da cabeça e o "muito bem" entre os lábios.
O Srs. Muito Bem fascinam-me. Quem são eles? De onde vêm? Alguns acabam por se transformar em Srs. Importantes, com os seus próprios Srs. Muito Bem atrás de si. É a evolução natural.
Ninguém deve confundi-los com os Srs. Lambe-botas ou com os Srs. Beija-cus. Há algo de mais elevado nos Srs. Muito Bem. É um outro grau na hierarquia. É gente mais qualificada. Não creio que aquele olhar de encantamento direccionado ao seu Sr. Importante seja só um talento natural, uma particular predisposição genética para o "muito bem". Possivelmente, frequentaram as melhores escolas de bajulação e é seguro que tenham ouvido os mais sapientes mestres na arte de bem agradar.
O Sr. Muito Bem continuará a existir sempre que houver um Sr. Importante e uma câmara à frente do Sr. Importante. O Sr. Muito Bem saberá sempre como se enquadrar na imagem e representar o pano de fundo ideal ao Sr. Importante. E o Sr. Muito Bem terá a flexibilidade de uma contorcionista e conseguirá mudar de Sr. Importante quando melhor lhe convier. Sim, porque até um Sr. Muito Bem tem as suas aspirações pessoais. Quem diria?
Sally Bowles

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Janeiro

Apetece-me falar sobre Janeiro. E sobre o vazio. Falar sobre o vazio de Janeiro. Portanto,...
Sally Bowles